Quem Somos

A Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1999, localizada em Campinas, SP, que desenvolve ações inovadoras estratégicas em prol dos direitos sexuais e reprodutivos, equidade de gênero e da melhoria da qualidade da saúde sexual e reprodutiva (SSR) de mulheres e homens (adolescentes, jovens e adultos) das populações menos favorecidas da América Latina.

A equipe multidisciplinar da instituição realiza pesquisas, elabora currículos de capacitação, materiais educativos e desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva, e defesa dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos.

Desde 1999, a Reprolatina atua como facilitadora e capacitadora, colaborando com os sistemas públicos de saúde, com as comunidades locais e outras instituições públicas e privadas, para facilitar a construção de capacidades técnicas locais que permitam a implementação das Políticas Públicas de Educação Integral em Sexualidade e de Saúde Sexual e Reprodutiva. Para desenvolver essas competências técnicas locais, a estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue uma metodologia de educação libertadora que visa o empoderamento pessoal e profissional, a aquisição de habilidades e conhecimentos com base em evidências científicas e a mudança cultural e social desde uma perspectiva de gênero, direitos e de desenvolvimento organizacional.

A Reprolatina é uma instituição de Utilidade Pública Estadual e Federal. Também é reconhecida como um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a Saúde Sexual e Reprodutiva.


A Missão

  • Planejar e executar pesquisas nas áreas da sexualidade, da saúde, da saúde sexual, saúde reprodutiva e dos direitos sexuais e reprodutivos.
  • Idealizar, desenvolver, implementar e avaliar projetos, visando modelos inovadores para a melhoria da qualidade da saúde, da saúde sexual e da saúde reprodutiva, incorporando a participação comunitária como elemento fundamental.
  • Prestar assistência técnica e fornecer suporte educacional e capacitação a instituições públicas e privadas nas áreas da sexualidade, da saúde, saúde sexual e da saúde reprodutiva.
  • Idealizar, desenvolver e implementar programas e atividades de advocacy na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e da equidade de gênero.



Presidenta:

Margarita Díaz

mdiaz@reprolatina.org.br

Vice-Presidente:

Francisco Cabral

fcabral@reprolatina.org.br




Equipe Técnica do Site

  • Telefone: +55 (19) 3289-1735
  • E-mail: reprolatina@reprolatina.org.br
  • Dr. Juan Díaz Consultor médico da Reprolatina Médico Ginecologista. Doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP.
  • Dra. Magda Chinaglia Consultora médica da Reprolatina Médica Ginecologista e Obstetra. Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG. Doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP.
  • Dra. Margarita Díaz Presidenta da Reprolatina Enfermeira Obstétrica e Educadora Sexual. Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP.
  • Francisco Cabral Vice-Presidente da Reprolatina. Psicólogo, especialista em sexualidade humana, especialista em adolescentes.
    Atua nas áreas de educação, capacitação, desenvolvimento de material educativo e pesquisa em Sexualidade e Saúde Sexual e Reprodutiva.
  • Dário Silva Consultor em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Engenheiro da Computação
  • Realização

    Reprolatina
  • Apoio

    Bayern