Perguntas frequentes > Injetáveis Mensais Combinados
-
Em que se diferenciam os injetáveis mensais dos injetáveis só de progestogênio?
A principal diferença entre os injetáveis mensais e os injetáveis só de progestogênio (AMPD ou NET-EN) é que os injetáveis mensais contêm estrogênio e um progestogênio. Além disso, os injetáveis mensais contêm uma dose menor de progestogênio. Essas diferenças resultam em sangramentos mais regulares e menos distúrbios hemorrágicos do que com injetáveis apenas com progestogênio. Os injetáveis mensais requerem uma injeção mensal, enquanto a NET-EN é injetada a cada 2 meses e AMPD a cada 3 meses.
-
Os injetáveis mensais funcionam como contraceptivos orais combinados?
Em grande parte, sim. Os injetáveis mensais (também chamados de anticoncepcionais injetáveis combinados) são semelhantes aos contraceptivos orais combinados (COCs). Há poucos estudos de longo prazo realizados com injetáveis mensais, mas os pesquisadores assumem que a maioria das descobertas sobre COCs também se aplicam aos injetáveis mensais. Os injetáveis mensais, no entanto, não passam primeiro pelo fígado porque não são tomados por via oral como os COCs e, por isso, podem ter menos efeitos sobre o fígado. Estudos de curto prazo demonstraram que os injetáveis mensais têm menos efeito do que os COC na pressão sanguínea, na coagulação do sangue, na degradação de substâncias gordurosas (metabolismo lipídico) e na função hepática. Estudos de longo prazo sobre os riscos para a saúde e os benefícios dos injetáveis mensais estão em andamento.
-
Os injetáveis mensais causam defeitos congênitos? O feto será prejudicado se uma mulher acidentalmente usa injetáveis mensais enquanto está grávida?
Não. Há evidências de estudos sobre outros métodos hormonais mostrando que a contracepção hormonal não causa defeitos congênitos ou, dito de outra forma, não prejudica o feto se uma mulher engravidar ao usar injetáveis mensais ou iniciar injetáveis quando já estiver grávida.
-
Os injetáveis mensais causam aborto?
Não. As pesquisas sobre anticoncepcionais combinados mostram que eles não afetam uma gravidez existente. Eles não devem ser usados para tentar causar um aborto.
-
As datas para repetir as injeções repetidas devem coincidir com a data do início da menstruação?
Não. Alguns provedores pensam que a próxima injeção deve ser administrada somente quando o próximo sangramento mensal começar. Pelo contrário, os episódios de sangramento não devem orientar o cronograma de injeção. A mulher deve receber a injeção a cada 4 semanas ou 30 dias. O momento das injeções não deve basear-se no sangramento mensal.
-
Os injetáveis mensais podem ser utilizados para produzir sangramento mensal?
Não. Uma mulher pode apresentar algum sangramento vaginal (uma "hemorragia de abstinência") como resultado da injeção, mas não há evidências de que uma única dose de injetável mensal provoque o sangramento mensal. Além disso, dar a uma mulher grávida, equivocadamente, uma injeção mensal, não causará um aborto.
-
As mulheres que fumam podem usar injetáveis mensais com segurança?
As mulheres com menos de 35 anos fumantes e mulheres de 35 anos ou mais que fumam menos de 15 cigarros por dia podem usar injetáveis mensais com segurança. As mulheres com idade igual ou superior a 35 anos que fumam mais de 15 cigarros por dia devem escolher um método sem estrogênio, como injetáveis só de progestogênio, se disponível. Todas as mulheres que fumam devem ser instadas a parar de fumar.
-
Os injetáveis mensais alteram o humor ou diminuem o desejo sexual?
Geralmente, não. Algumas mulheres que utilizam injetáveis mensais relatam essas queixas. A grande maioria das usuárias de injetáveis não relatam tais mudanças; inclusive, algumas relatam melhora do humor e do desejo sexual.
É difícil dizer se tais mudanças devem-se aos injetáveis mensais ou a outros motivos. Não há evidências de que os injetáveis mensais afetem o comportamento sexual das mulheres.
-
As mulheres com varizes podem usar injetáveis mensais?
Sim. Os injetáveis mensais são seguros para mulheres com varizes. Varizes são vasos sanguíneos venosos dilatados, perto da superfície da pele. Eles não são perigosos. Quando há coágulos nas veias profundas (trombose venosa profunda) isso pode ser perigoso pelo risco de que os coágulos se desprendam e produzam embolia pulmonar ou cerebral. Uma mulher que tem ou teve trombose venosa profunda não deve usar injetáveis mensais.
-
Os injetáveis mensais tornam a mulher infértil?
Não. Pode haver uma demora na recuperação da fertilidade após a interrupção dos injetáveis mensais, mas com o tempo a mulher pode engravidar como antes, embora a fertilidade diminua à medida que as mulheres envelhecem. O padrão de sangramento que uma mulher tinha antes de usar injetáveis mensais geralmente retorna alguns meses após a última injeção.
-
Quanto tempo demora para uma mulher engravidar depois de parar os injetáveis mensais?
As mulheres que param de usar injetáveis mensais demoram, em média, mais um mês para engravidar do que as mulheres que usaram outros métodos. Isso significa que elas ficam grávidas, em média, 5 meses após a última injeção. A mulher deve ser advertida que poderia ficar grávida já no primeiro mês depois de parar a injeção ou demorar até 12 ou 18 meses para engravidar. Após a interrupção dos injetáveis mensais, uma mulher pode ovular antes do sangramento menstrual retornar e pode engravidar. Se ela quiser continuar evitando a gravidez, deve começar outro método imediatamente e não esperar o sangramento para começar.