Perguntas frequentes > DIU com Levonorgestrel
-
Em que se diferenciam o DIU-LNG com o DIU com cobre?
Os dois DIUs são muito parecidos, mas têm importantes diferenças. Ambos são muito eficazes, mas a eficácia anticonceptiva do DIU-LNG é maior. O DIU-LNG tem menos efeitos secundários. Pelo contrário, a duração da eficácia do DIU com cobre (12 anos) é bem maior que a do DIU-LNG (5 anos). As mulheres que usam DIU com cobre sangram, em média, mais que as que usam DIU-LNG.
-
Em que se diferencia o DIU-LNG de outros métodos hormonais?
O DIU-LNG libera uma pequena quantidade de hormônio de maneira contínua dentro da cavidade uterina. O efeito do DIU-LNG é local, no endométrio e no muco cervical e tem muito poucos efeitos sistêmicos porque a quantidade de hormônio que passa para o sangue é menor do que com todos os outros métodos hormonais. Por isso tem menos efeitos secundários sistêmicos.
-
Que outros efeitos benéficos, além da anticoncepção, tem o DIU-LNG?
O DIU-LNG é um tratamento altamente efetivo para menstruações muito abundantes e metrorragias disfuncionais, especialmente para as metrorragias do período pré-menopáusico. É o tratamento mais efetivo para estas condições e permite evitar muitas histerectomias por essas causas. A perda menor de sangue ajuda a prevenir a anemia ferropriva. Além disso, o DIU-LNG pode ajudar a tratar a endometriose, fibroides uterinos, hiperplasia endometrial, câncer de endométrio, menorragias e metrorragias na perimenopausa.