Mito 1: Ejacular fora não funciona.
Usar coito interrompido é muito mais efetivo do que não usar nada.
Aproximadamente 4 de cada 100 casais que usam corretamente o método engravidarão a cada ano. O coito interrompido pode ser um desafio por muitas razões; por isso, em torno de 13% a 20% irão engravidar em uso rotineiro a cada ano. Isto não significa que o coito interrompido não funciona.
Mito 2: O líquido pré-seminal é seguro, não contém espermatozoides
A informação científica disponível sobre o líquido pré-seminal é limitada. Três pequenos estudos realizados há alguns anos não encontraram espermatozoides no líquido pré-seminal, mas esses estudos tinham algumas limitações metodológicas (pequeno número de participantes, inclusão de participantes com problemas de saúde e análise das amostras de sêmen em diferentes momentos). Um estudo mais recente que incluiu 27 participantes saudáveis demonstrou que aproximadamente um terço das amostras de líquido pré-seminal continham espermatozoides vivos. Assim, este estudo não estabelece se o líquido pré-seminal pode causar uma gravidez, mas informa sobre essa possibilidade.
Mito 3: Somente pessoas irresponsáveis usam o coito interrompido
No Brasil, 34% das mulheres entre 15 e 44 anos já usaram alguma vez o coito interrompido (PNDS, 2006). Essa porcentagem pode ser ainda maior, já que algumas pessoas acreditam que coito interrompido não é um método anticoncepcional e pode ser que não o mencionem quando perguntadas sobre o uso de métodos. Isto significa que muitas pessoas, de qualquer idade e em qualquer tipo de relacionamento usam, ou usaram em algum momento de suas vidas, o coito interrompido para prevenir uma gravidez.
Mito 4: Ejacular fora não é bom
Ejacular fora não faz mal para a saúde independentemente da frequência com que se pratique. Além disso, não tem custo, não exige preparação prévia nem receita médica, pode ser usado de maneira espontânea e é ideal quando não há outras opções à mão. Deve ser lembrado que, quando é bem usado, a taxa de falha é de 4% e, em uso rotineiro, a taxa de falha é de 13% a 20% em um ano.
Mito 5: Ejacular fora é fácil
Depende da prática de cada usuário. É necessário praticar, aprender e dialogar.
https://www.bedsider.org/es/features/310-5-myths-about-pulling-out-busted?show_locale_confirmation=true